O que é Psicoterapia

O que é Psicoterapia

Você já parou para observar-se?
Como estão seus pensamentos, suas emoções e sua respiração?
Sem dúvidas, talvez não tenha tempo ou pode não querer parar para pensar.

A propósito, todos somos cobrados por resultados, por performance indiscutível, e tudo deve ser muito, mas muito rápido. Diante disso, como então ter tempo para observar dores fisiológicas ou emocionais, o nó na garganta, de que as horas do dia deveriam ser  duplicadas?

E o que fazer com a sensação de que algo é quase impossível de resolução, com a sensação de incompetência, incapacidade, de que o mundo vai desabar, e o pior, com a sensação de que a felicidade não existe,  e no automático já não damos conta do peso que carregamos no corpo e na alma.

Como seria desacelerar, respirar fundo e só observar seu corpo e sua mente “gritando” por compaixão de si mesmo? O corpo e a mente indiretamente pedem arrego por não conseguirem mais estar, ser ou fazer aquilo que não gostariam?

Delicado não?
Ah, como fazer? Os problemas nunca deixarão de existir, as cobranças serão intensas e lhes digo que isso poderá acontecer até o último minuto em que deixarmos de respirar.
E a sua vida não tem que ser assim, não acredito que você que está lendo esta mensagem pense que não deva viver a vida, e simplesmente a deixe passar por você.

Que tal parar, literalmente parar para reavaliar todos os seus pensamentos, comportamentos e sentimentos de forma que com todas as questões e problemas existentes você poderá tornar-se dono(a) de si e passar a ter reações mais leves quando se deparar com as adversidades?

Este é o objetivo da psicoterapia, ajudá-lo a trilhar com consciência para um caminho que te leve de encontro daquilo que fará seu coração bater mais forte e de acordo com os valores que fazem de você um ser humano melhor.

Texto de autoria de Selma Alves da Silva

Gostou do Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest
Selma Alves

Selma Alves

Psicóloga e Palestrante

DEIXE UM COMENTÁRIO